Atividades do Instituto no ano de 2015

Missa de abertura do ano letivo, Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho, São Paulo – Brasil

Solene inauguração do ano letivo de 2015

No dia 28 de janeiro, festa de São Tomás de Aquino, foi realizada a solene inauguração do ano letivo de 2015 presidida pelo então Decano da Faculdade de Teologia da Universidad Pontificia Bolivariana, o Pe. Guillermo León Zuleta Salas. A jornada se iniciou com a aula magistralis dirigida ao corpo docente e discente dos Institutos de Filosofia e Teologia; e a seguir, foi celebrada a Santa Missa para toda a comunidade dos Arautos, e concelebrada por Sacerdotes professores do Instituto.

Dom Benedito Beni dos Santos visita os Institutos

O Bispo Emérito de Lorena e Supervisor Geral de Formação dos Arautos do Evangelho, Dom Benedito Beni dos Santos visitou os Institutos de Teologia e Filosofia no dia 4 de fevereiro para ministrar uma conferência aos membros do corpo docente e discente de ambos Institutos, e celebrar a Santa Missa com toda a comunidade dos Arautos.

Posteriormente, no dia 21 de abril, Dom Beni retornou para presidir a Ordenação Diaconal de treze acólitos, muitos deles alunos egressos dos Institutos de Filosofia e Teologia.

Professores do Instituto participam
do XV Congresso Latinoamericano de Filosofia Medieval

Entre os dias 7 e 11 de abril de 2015, na Pontificia Universidad Católica, em Santiago de Chile, foi realizado o XV Congresso Latinoamericano de Filosofia Medieval. O congresso tratou sobre “a Política e Discursividade do Medioevo ao período Colonial”, e contou com a colaboração da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval (SBFM), e a Rede Latinoamericana de Filosofia Medieval (RLAFM).

Representando o IFAT, participaram o Coordenador de Estudos do Instituto, Dr. Pe. Roberto Merizalde, expondo a conferência La “metafísica de la luz” en Suger de Saint-Denis, e o Prof. Dr. Pe. Pablo Beorlegui, com a conferência intitulada La felicidad según la obra De Philosofiae Consolatione de Boecio ¿Un destello del medioevo que podría iluminar las sendas del hombre posmoderno?

Nuncio Apostólico no Brasil preside cerimônia

Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, visitou o Seminário dos Arautos do Evangelho para presidir a cerimônia de Ordenação Presbiteral de doze diáconos da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, no dia 25 de abril. Entre os neo-sacerdotes, alguns são docentes de nossos Institutos.

Esteve presente também Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista, onde se encontram localizados os Institutos de Filosofia e Teologia.

Visita do Prefeito da Congregação para a Educação Católica

Como prometera em dezembro de 2013, o Cardeal Zenon Grocholewski, então Prefeito da Congregação para a Educação Católica, retornou a São Paulo. Viajou por ocasião da abertura da primeira Faculdade de Direito Canônico no Brasil, instalada em São Paulo, e aproveitou a ocasião para visitar, no dia 10 de maio de 2015, as instalações de nossos Institutos de Filosofia e Teologia.

Também celebrou uma Missa Solene com todos os Arautos do Evangelho, a qual foi oferecida em ação de graças pelo 10º aniversário da ereção canônica dos Institutos de Filosofia e Teologia. A Missa foi concelebrada pelos Sacerdotes que fazem parte do corpo diretivo de ambos Institutos.

Esta visita foi motivo de grande alegria, por ter podido comemorar a primeira década da existência do ITTA e do IFAT junto com a máxima autoridade dos estudos eclesiásticos.

Reitor do Angelicum conhece nossos Institutos

Professores e alunos do IFAT tiveram a alegria de receber ao Pe. Miroslav Konstanc Adam, Reitor da Pontificia Università San Tommaso – Angelicum, no dia 10 de julho, quem tinha viajado ao Brasil por ocasião do Congresso da Sociedade Brasileira de Canonistas. Acabado o congresso, ficou alguns dias entre os Arautos para conhecer mais de perto nossos Institutos, e se encontrar com membros do corpo docente, alguns deles, Doutores pelo Angelicum.

Participação no VI Congresso Mundial de Metafísica

A Fondazione Idente di Studi e di Ricerca, a Universidad Pontificia de Salamanca, e a Fundación Fernando Rielo organizaram o VI Congresso Mundial de Metafísica, realizado entre os dias 12 e 13 de novembro de 2015, na Universidade Pontifícia de Salamanca. Os congressos anteriores tinham sido realizados em Roma; este é, por tanto, o primeiro realizado em Salamanca.

As conferência trataram sobre a metafísica e sua relação com alguns campos concretos do pensamento e do agir humano. O Coordenador de Estudos do IFAT, Pe. Roberto Merizalde, expôs a conferência intitulada Metafísica de la luz en Suger de Saint Denis: escalera estética hacia la mística. E o Secretário do IFAT, Pe. Dartagnan Alves de Oliveira, expôs a conferência sobre El pulchrum: Vía a la trascendencia.

Pe. Luis Rosón Galache, SDB,
preside os Exames De Universa Philosophia

Mais uma vez o IFAT teve a alegria de receber o Decano de Filosofia da Università Pontificia Salesiana, Pe. Luis Rosón Galache, SDB, que veio de Roma para examinar os 7 alunos que completavam o curso de Filosofia.

O Exame de Universa Philosophia foi realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro, e a banca examinadora foi conformada pelo Pe. Luis Rosón como presidente, o Coordenador de Estudos, Pe. Roberto Merizalde, e um Docente do IFAT. Tanto os avaliadores, quanto os alunos que concluíram o triênio filosófico, ficaram muitos satisfeitos com os resultados.

Missa de encerramento do ano letivo e conclusão de cursos

No dia 12 de dezembro de 2015, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, Fundador dos Arautos do Evangelho, celebrou na Basílica de Nossa Senhora do Rosário a Solene Missa de encerramento do ano letivo, durante a qual entregou aos 47 alunos que culminavam seus respectivos cursos, o certificado de conclusão.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *